Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools

Autores/as

  • Carolina Bastos Plotegher UFSCAR
  • Maria Luísa Guillaumon Emmel
  • Daniel Marinho Cezar da Cruz Cruz

Resumen

A tecnologia assistiva é uma área de conhecimento em expansão no Brasil. Sua utilização na escola podeauxiliar alunos com deficiência no desempenho de tarefas importantes para a participação em diferentes atividades.O presente trabalho teve como objetivo relatar a utilização dos produtos assistivos como auxílio no desempenhoescolar de alunos com deficiência incluídos na rede regular de ensino de São Carlos, SP. Baseou-se na análise deuma ação extensionista desenvolvida durante o ano de 2010. Participaram do projeto 13 alunos com diversos tiposde deficiências. As intervenções foram realizadas com base na avaliação School Function Assessment, feita com asprofessoras a fim de conhecer as dificuldades dos alunos. Também foi feita a observação dos alunos na realização detarefas escolares. Foram confeccionadas 47 adaptações, entre engrossadores, argolas para zíper, planos inclinados,pranchas de comunicação, tapetes antiderrapantes, dentre outros. Além das adaptações foram realizadas orientações arespeito do uso dos dispositivos para os professores e responsáveis pelos alunos. Acredita-se que o projeto beneficiouos alunos participantes, pois proporcionou um maior desempenho escolar e melhores condições para a sua inclusãoescolar. Ainda, com a participação de alunos da graduação em Terapia Ocupacional o projeto possibilitou o lidarcom reais questões da inclusão escolar e intervenções, dessa forma, aproximando a teoria da prática.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.006

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Plotegher, C. B., Emmel, M. L. G., & Cruz, D. M. C. da C. (2013). Utilização de dispositivos assistivos por alunos com deficiência em escolas públicas / Utilization of assistive devices for students with disabilities in the public schools. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 21(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/728

Número

Sección

Dossiê: Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva