Tecnologias no desenvolvimento neuropsicomotor em escolares de quatro a seis anos/ Technologies in neuropsicomotor development in schools four to six years

Autores/as

  • Karina Fink a) Fisioterapeuta (UNIGUAÇU-PR) contratada do Hospital Pequeno Príncipe, atuando na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, grupo bebê de risco. Especialista em Neurologia com ênfase em Neuropediatria da Faculdade de Tecnologia IBRATE, Curitiba-Paraná, Brasil
  • Tainá Ribas Mélo Doutoranda em Atividade Física e Saúde (UFPR), Mestre em Comportamento Motor (UFPR), Docente da Universidade Campos Andrade (UNIANDRADE) e do Curso de Pós-graduação em Neurologia com ênfase em Neuropediatria da Faculdade de Tecnologia IBRATE, Curitiba-Paraná, Brasil
  • Vera Lúcia Israel c) Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. Professora Associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFPR, Brasil, Curitiba-Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1186

Palabras clave:

Tecnologia, Desenvolvimento Infantil, Fisioterapia

Resumen

Introdução: Estudos apontam que as crianças estão passando cada vez mais tempo com a tecnologia. Objetivo: Verificar a influência da tecnologia no desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças de quatro a seis anos de idade em uma escola particular. Método: Aplicou-se um questionário a pais e mães referente ao tempo de exposição e formas de utilização de tecnologias e atividades lúdicas cotidianas e o teste Denver II, comparando o desempenho de crianças mais expostas às menos expostas à tecnologia. Resultados: A tecnologia não influenciou o DNPM das crianças, possivelmente porque, além do uso de tecnologias, os pais relatam estímulos diversos, incluindo brincadeiras não tecnológicas. Observou-se uma influência da idade na existência de atrasos, de modo que quanto menor a idade maior o atraso neuropsicomotor. Conclusão: Para esta amostra, a tecnologia não teve influência, porém sugere-se mais estudos com um número maior de participantes e de outras idades.

Publicado

2019-06-27

Cómo citar

Fink, K., Mélo, T. R., & Israel, V. L. (2019). Tecnologias no desenvolvimento neuropsicomotor em escolares de quatro a seis anos/ Technologies in neuropsicomotor development in schools four to six years. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 27(2), 270–278. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1186

Número

Sección

Artículo original