Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need

Autores/as

  • Juliana Graciela Trevisan
  • Patrícia Carla de Souza Della Barba

Resumen

 

O presente artigo tem por objetivo apontar as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional no processo de inclusão social/escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Primeiramente, faz-se referência à mudança do antigo modelo de integração social para o atual modelo de inclusão, pautado nos recentes conceitos que o definem e em suas implicações para o sistema escolar e social. Em seguida, fundamenta-se a abordagem terapêutica ocupacional na interface entre saúde e educação, e suas possibilidades de atuação no campo da consultoria colaborativa baseada na escola. A partir da leitura de artigos referentes ao tema, conclui-se que esse profissional tem contribuído, principalmente, como facilitador da relação entre escola, aluno e família, a fim de buscar soluções coletivas, ambientais e de apoio que viabilizam o processo de inclusão.

 

http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010

Publicado

2012-04-26

Cómo citar

Trevisan, J. G., & Barba, P. C. de S. D. (2012). Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need. Cuadernos Brasilenos De Terapia Ocupacional, 20(1). Recuperado a partir de https://cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552

Número

Sección

Artículo original