A cultura do brincar e a socialização infantil: percepções sobre o ser criança numa comunidade moçambicana/Children’s play culture and socialization: insights on being a child in a mozambican community Abstract: Introduction: The number
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO1172Palavras-chave:
Infância, Brincar, Terapia Ocupacional Social, EtnogafiaResumo
Introdução: Os estudos envolvendo as crianças e seus modos de vida têm crescido progressivamente, embora ainda insuficientes. Estudiosos da infância buscam compreender os modos de ser criança através do cotidiano e dos contextos específicos das culturas às quais pertencem, buscando a desuniversalização da infância como normativa. As crianças africanas, por sua vez, são postas como “fora do lugar”, por não seguirem os padrões e normas das crianças europeias e norte-americanas. No intuito de contribuir para a mudança deste paradigma, o presente artigo consiste em trazer para a discussão o ser criança em uma comunidade localizada na periferia de uma cidade de Moçambique, sul do continente africano. Objetivos: descrever e discutir as relações e dinâmicas de socialização infantis. Método: etnografia com duração de cinco meses na Cidade da Matola, Moçambique; para o presente artigo, será apresentada uma narrativa para discussão e análise. Discussão: as crianças moçambicanas possuem tarefas e responsabilidades pautadas na divisão social do trabalho. Entre suas atividades, sejam estas domésticas, comunitárias ou escolares, há o espaço para o brincar. O lúdico e o riso permeiam o imaginário e os mundos infantis, produzindo formas de ser, estar e atuar no mundo que partilham e ao qual pertencem. O brincar aparece nesta narrativa como fundamental para o desenvolvimento e a construção de saberes e conhecimentos, agregados a valores culturais e sociais, além das responsabilizações e relações que as crianças estabelecem entre pares e com os adultos. Considerações: desconstruir os modos como as infâncias são impostas e propiciar rupturas em sua universalização são os desafios encontrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.