A integração do processo ensino e aprendizagem de alunas de Terapia Ocupacional e o cuidado de mães de bebês de risco na hospitalização/Integrating the teaching-learning process of Occupational Therapy students and the care of mothers of babies at risk du
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0729Palavras-chave:
Terapia Ocupacional, Hospitalização, Ensino e Aprendizagem, Recém-nascido PrematuroResumo
Introdução: Este estudo aborda o processo de ensino e aprendizagem de um grupo de alunas de terapia ocupacional para atuação com mães de bebês de risco no contexto hospitalar. Foi vinculado à atividade de extensão financiada pelo Programa de Extensão Universitária. Objetivo: Teve por objetivo qualificar o grupo para a compreensão do nascimento de risco, da vinculação inicial mãe-bebê no ambiente hospitalar, do acompanhamento do desenvolvimento infantil e para a resolução de problemas, além de ver-se como sujeito de sua própria formação. Método: Participaram seis alunas, três docentes, 26 mães e seus 28 bebês. Os procedimentos se desenvolveram em três eixos articulados: prática, fundamentação teórica e convite à reflexão, orientados, cada eixo, por um dos três docentes. Resultados: Foram realizados 27 encontros de grupo de mães, 11 de supervisões teóricas e 27 de grupo de reflexão. Seis alunas concluíram sua participação no estudo, tendo alcançado qualificação para o atendimento de terapia ocupacional de mães de bebês de risco no ambiente hospitalar e no domicilio após a alta, assim como a corresponsabilização com as pessoas e familiares atendidos. Todas as 26 mães receberam atendimento no berçário; 25 delas, além do berçário, foram atendidas no grupo de mães; e 6, além do berçário e grupo, receberam a visita em domicílio. Conclusão: Este estudo possibilitou contemplar dois sujeitos com a mesma prioridade: a mãe e seu bebê, enquanto sujeitos da atenção de um terapeuta ocupacional, e o aluno, enquanto sujeito da atenção do docente de terapia ocupacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.