Formação de interlocutores de uma criança com paralisia cerebral para o uso da comunicação alternativa/Alternative communication training of interlocutors for children with cerebral palsy

Autores

  • Mariana Gurian Manzini UFSCAR
  • Claudia Maria Simões Martinez
  • Gerusa Ferreira Lourenço
  • Bárbara de Brito Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1103

Palavras-chave:

Auxiliares de Comunicação Para Pessoas com Deficiência, Paralisia Cerebral, Terapia Ocupacional

Resumo

Introdução: Crianças com necessidades complexas de comunicação se beneficiam da comunicação alternativa quando seus interlocutores fazem bom uso desse recurso. Objetivo: Descrever o processo de formação de interlocutores de uma criança com paralisia cerebral para o uso da comunicação alternativa. Método: Os participantes foram: uma criança com paralisia cerebral e seus interlocutores nos respectivos ambientes de atuação: professora (escola), mãe (casa) e fisioterapeuta (clínica). Foram utilizados instrumentos para caracterização dos participantes, análise da dinâmica de mímica, seleção das figuras, análise das filmagens e percepção dos participantes sobre a implementação da comunicação alternativa. A coleta e análise dos dados foram organizadas em cinco fases: conhecimento das habilidades comunicativas, formação teórica e prática, confecção da prancha de comunicação e avaliação da formação. Resultados: Na formação teórica, a sensibilização permitiu aos interlocutores compreender a dificuldade diária da criança para se comunicar sem o uso da comunicação oral, o que resultou no decorrer das sessões de formação prática no aumento das estratégias ofertadas pelos interlocutores durante a realização das atividades, aumentando, assim, a chance de resposta da criança com o uso das figuras de comunicação alternativa. Conclusão: A formação de três interlocutores de uma criança com paralisia cerebral favoreceu que a comunicação alternativa fosse implementada em três contextos de desenvolvimento da criança. O suporte teórico-prático ofertado aos interlocutores em três contextos naturais podem proporcionar maior independência e participação social de uma criança com paralisia cerebral não falante na realização das atividades de vida diária.

Biografia do Autor

Mariana Gurian Manzini, UFSCAR

DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Publicado

2017-09-27

Como Citar

Manzini, M. G., Martinez, C. M. S., Lourenço, G. F., & Oliveira, B. de B. (2017). Formação de interlocutores de uma criança com paralisia cerebral para o uso da comunicação alternativa/Alternative communication training of interlocutors for children with cerebral palsy. Cadernos Brasileiros De Terapia Ocupacional, 25(3), 553–564. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1103

Edição

Seção

Artigo Original