Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
DOI:
https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoAO0515Palavras-chave:
Intervenção Precoce, Terapia Ocupacional, Comunicação Interdisciplinar, Desenvolvimento InfantilResumo
Introdução: O atendimento a bebês considera que quanto mais cedo se intervém no risco/sintomas, maior a probabilidade de melhores resultados. Objetivos: Narrar o processo de intervenção precoce oferecido por um programa de extensão dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Discutir os caminhos teórico-práticos para a clínica com bebês e para a terapia ocupacional. Método: Estudo de caso, com amostra de conveniência. Conta com avaliação interpretada, por meio de observação em sessão, considerando aportes teóricos psicomotores, terapêuticos ocupacionais e fonoaudiológicos. A intervenção se deu por um terapeuta ocupacional, em equipe interdisciplinar, nos meses de agosto/2011 a janeiro/2012; e março a julho/2012, uma vez por semana. A análise dos dados deu-se comparando a avaliação de ingresso e avaliação ao final do tempo de pesquisa. Resultados: O menino não havia elaborado conceitos de esquema e imagem corporal que o sustentassem na relação com objetos, com espaço e com o outro. Apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da terapia ocupacional na clínica psicomotora em intervenção precoce, o menino reconstruiu seu lugar familiar. O funcionamento de linguagem sintonizado às demandas do menino permitiu seu acesso ao simbolismo e apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta ocupacional como terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento do menino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.